domingo, 3 de maio de 2009

Pitty na casa da vovó e dicas para manter a pelagem

Conforme eu havia planejado, hoje acordamos, tomamos café, passeamos com a Pitty, e então, fomos almoçar na casa da minha mãe. Pitty ficou aqui em casa sozinha.. tadinha...Quando voltamos para casa, precisamos sair mais uma vez, dessa vez para a casa da minha sogra. Ficamos com dó de deixar a Pitty sozinha de novo, por isso, levamos conosco. A princípio, eu iria ficar com ela do lado de fora, meu marido entraria, falaria com a mãe dele, e em seguida sairia e nós andaríamos de volta pra casa. Mas minha sogra resolveu prender um pouco os cachorros dela, que não gostam da Pitty, e eu pude entrar com ela, que aprontou muito na casa da "vovó" rsrsFizemos algumas fotos dela por lá...Ela latiu para a pantufa da minha cunhada, subiu no sofá da minha sogra, comeu a ração dos gatos... entre outras peripécias! Mas chega de falar, e vamos às fotos:














Para ir à casa da minha sogra, que fica há cerca de 20 minutos a pé daqui, temos que atravessar o centro da cidade. Assim, muita gente vê a Pitty, e confesso que ela é uma cachorra que chama atenção, pelo seu porte e pela sua pelagem que modéstia a parte, está linda! Muitas pessoas perguntam como faço para deixar os pelos dela assim (na foto talvez não seja possível perceber, mas é brilhante, embora seja branco (geralmente, pelos pretos brilham mais), é macio.. lisinho...). Por isso, resolvi escrever aqui no blog algumas dicas sobre como manter a pelagem dos cães sempre linda! Vou espalhar essas dicas ao longo dos dias, até por que cada tipo de pelo é diferente e requer diferentes processos... Vou começar com a pelagem da Pitty.

Ela, como o subtítulo do nosso blog diz, é uma ViraLata, é mestiça de Pit Bull com Labrador, e sua pelagem é mista: um pouco da textura e o subpelo abundante e impermeável do labrador, com algumas partes do corpo cobertas por uma pelagem curta e cerrada, como a do Pit Bull.
- A primeira coisa para manter esses pelos bonitos, é cuidar da alimentação do animal. O ideal seria que pudéssemos fornecer uma alimentação natural e crua ao cão, confesso que a Pitty ainda come ração (super premium), mas tenho lido bastante sobre a alimentação natural, e tenho me convencido de que dessa forma, poderia conseguir uma pelagem ainda mais bonita. Se alguém se interessar sobre o assunto, recomendo o site que está linkado logo a diante e que se tenha sempre ACOMPANHAMENTO VETERINÁRIO. (leia mais sobre alimentação natural aqui)

- A segunda coisa importante é a frequência e a regularidade dos banhos. A Pitty, por exemplo, tem 7 meses e tomou 4 banhos na vida, mas poderia ter sido menos. Isso mesmo!!! QUANTO MENOS BANHO MELHOR. Aquela história de que cachorro tem que tomar banho 1 vez por semana, ou 1 vez a cada 15 dias, é mito. A verdade é que cachorro não precisa tomar banho, a não ser em caso de necessidade (isso quer dizer: seu cachorro dorme contigo na sua cama, e rolou na lama 1 hora antes), ou então em caso de banhos medicinais receitados pelo médico veterinário.



- A terceira coisa é a escovação... Embora os pelos da Pitty sejam curtos, ela necessita de escovação regular. Uso uma escova de cerdas duras, porque a Pitty tem muito pouco pelo e a rasqueadeira a machuca. Se o seu cachorro tiver bastante pelo curto, pode usar a rasqueadeira para remover os pelos mortos, mas se o seu cachorro tiver pelo longo esse instrumento pode quebrar o pelo, e vai ficar com aquela aparência desigual, em um proxímo post eu dou dicas sobre como escovar os pelos longos (de yorshires, malteses, lhasa apsos, shih tzus etc) - explicou mais em outro post). Eu escovo a Pitty pelo menos 2 vezes na semana, durante uns 10 minutos. A escovação, além de remover os pelos mortos e sujeiras, ainda estimula a circulação e irrigação da pele, deixando a pelagem mais "viva". Se eu cachorro for um pit bull, ou um boxer.. ou tiver a pelagem parecida (muito curta e cerrada), vc poderá tbm usar uma luva de massagem, que aliás, eles adoram!

O resto eu vou colocar nos próximos posts... vou falar um pouco sobre a humanização dos cachorros, banhos seco, e cuidados com outros tipos de pelagem - nas raças de pelo longo), espero que voltem e confiram!!
PS- não estou fazendo propaganda dos sites linkados nos acessórios pra escovação, só são exemplos dos instrumentos citados..





10 comentários:

  1. Tem cara de muito querida e brincalhona! Olha o Dr. Pet! hahah muito fofa sua cachorrinha!

    ResponderExcluir
  2. cadelinha muito linda amei ela

    http://sessao-besteirool.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ah!!!!! Me deu uma saudade mais que enorme da minha cachorrinha!

    Linda sua Pitty! Adorei ver as peripécias dela por aqui!

    By: Sami

    ResponderExcluir
  4. faz pouca bagunça ela em?
    kkkkkkkkkkkkkkk
    linda sua cadela.

    Raramente (primeira vez) agradeço algum comentário, mais gostei muito do seu, e a do chines fabricar um aparelho da sony owned!!
    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Moro sozinho e estou pensando em comprar um cachorro pra mim.
    O que vc aconselha pra um cara que quer um companheiro, que precisa de pouco exercicio (nao gosto de ficar horas e horas caminhando com um dog) e que passa o dia todo fora?
    Estou pensando num basset, e uma boa escolha?

    ResponderExcluir
  6. Oi Marina, valeu pela resposta.
    Eu já tenho um aquário, há mais de 6 anos, um bom aquário, no começo era mais legal ser aquarista, estudar, montar o ambiente, água, peixes, etc., mas agora ele já é meio auto sustentável, só preciso colocar comida.
    Há tempos venho maturando a idéia de um cachorro, tenho vários amigos e amigas que os têm, mesmo morando sozinhos. Mas como vc disse, talvez o cachorro não goste disso.
    Vou pensar com mais carinho em tudo que vc me falou. valeu

    ResponderExcluir
  7. Muito linda a Pitty, e de fato, boa alimentação, escovação semanal pra remover pêlos mortos, e um cuidado e observação maior na frequência dos banhos ajudam a manter a pelagem bonita e brilhante...e ahhh, dá uma cenoura crua pra ela comer de vez em quando...ajuda muito, eu tinha uma dobermann que o pêlo brilhava muito, e acho que era pq ela adorava comer cenoura crua..rs beijosss

    http://infonews2012.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Pois e Mari, a Sandy Maria (minha cachorrinha que morreu com 13 anos) se tomou 10 anos na vida foi muito!! hehehe
    O Barto só tomou 2 até pq foi pra tosa, é impressionante como é o nosso oposto.. precisamos de banho pra ficar cheirosos mas ele qto mais banho, mais murrinhentos.. hehhe

    Beijinhos!

    ResponderExcluir