sábado, 9 de maio de 2009

Nosso afilhado Thomáz

Ontem foi aniversário de 1 aninho no nosso afilhado Thomaz. Já fazia uns 3 meses que não o víamos, e ficamos boquiabertos quando vimos o quanto ele cresceu e se desenvolveu nesses meses. Aprendeu a andar, e já entende as coisas que agente fala. Ele inclusive "arquiteta" algumas traquinagens, como pedir colo para conseguir pegar algo que está fora de seu alcance! O desenvolvimento das crianças é realmente curioso e por mais que leiamos sobre o assunto, quando vemos isso de perto é sempre surpreendente.
Muitas pessoas, no auge da falta de argumentos, fazem aquele velho discurso sobre os motivos que levam uma pessoa a ter um animal de estimação e não a ter uma criança. Muitos chegam ao cúmulo de dizer: ah, em vez de vc se preocupar tanto com os animais, você deveria adotar uma criança.Penso que uma pessoa dessa, nunca teve filhos, nem caninos, nem humanos (e se os teve, não lhes dedicou os devidos cuidados), porque criar uma criança humana não se compara em nada a criar um animal, a não ser pelo amor que podemos dedicar a cada um deles.
Quando cuidamos da saúde mental de um cachorro, por exemplo, cuidamos para o seu bem estar, e para a convivência em uma sociedade restrita e controlada (pois o dono do cão controla a frequência de passeios e as pessoas com quem o cão pode ter contato), mas quando cuidamos do bem estar mental de uma criança, construímos um cidadão, um ser humano cujas ações são paradas ou os impulsionadas por ideologias,e convenções sociais, que tem o poder de transformação do seu meio ambiente, que tem voz para disseminação das nossas ideologias e meios de vida.
Por isso, não acho que ninguém tenha o direito de criticar quem resolve criar um cachorro, no lugar de criar uma criança, porque cada um sabe o que quer da sua vida, cada um tem o direito de escolher qual enfoque quer dar às suas ações.
Nós aqui do blog "nos dois e nosso cão", temos orgulho de sermos pais de cachorro, mas também queremos ter nossos filhos humanos futuramente, porque essas coisas não são excludentes.


----- e depois de um texto, nada melhor que fotos do pequeno Thomáz, que está cada dia mais gatinho!!! ----





7 comentários:

  1. Que Gatiiiiiinho!
    hehehe

    Criar uma crianças é cuidar de um ser em formação, cuidar de outro cidadão...

    Eu não tenho nem um filho(aliás, só os meus alunos, que aí são os filhso emprestados kkkkkkk)e também não tenho bichinho de estimação. Apesar de toda a minha vontade de ser mãe, ainda não tenho responsabilidade para tanto!!!

    Bjoksssssss

    ResponderExcluir
  2. caramba..blog simples e bonito
    adorei XD

    visita o meu
    www.i-aew.tk

    bjus!

    ResponderExcluir
  3. Se os animais não fossem necessários Deus não os teria criado.
    Muito bom seu post.

    ResponderExcluir
  4. Sou completamente a favor!! Eu sou até adepta da campanha TENHA UM CACHORRO, Eu mesma não criaria um, mas filho dá trabalho e muuuuuuuuito!

    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o assunto. Já vi pessoas associando a criação de um cachorro à criação de um filho, é muita estupidez.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Boa discussão!

    veja tbm
    www.ovolumeunico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. o ser humano tem a triste mania de achar qe o que é bom pra ele deve ser bom para os outros tb, essas pessoas que nos criticam são as mesmas que não movem um dedo para ajudar nem um tipo de ser vivo, muito triste isso. sou mãe de 3 gatos e 1 cachorro e não quero filhos humanos, porque quanto mais penso nisso mais me preocupo com o mundo que esse novo sersinho encontrará.

    ResponderExcluir